Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  sex,   23/agosto/2019     
entrevista

“Agora a minha cidade está querendo ficar bem”, diz aliviado Leudo Buriti

19/4/2005 11:30:36
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



O deputado Leudo Buruti está convencido de que deve ajudar a construir, como político, uma Ji-Paraná melhor. “O povo tem pressa e certamente o prefeito José Bianco sabe disso”, destacou o parlamentar. 


 Leudo Buruti tomou contato com o serviço público muito moço, quando trabalhou na prefeitura de Ji-Paraná como agente administrativo. Foi naquele momento que ele começou a construir um sonho. E para ver esse sonho tornar-se realidade, Leudo decidiu trilhar o caminho do idealismo e da ação. De agente administrativo da prefeitura de segunda maior cidade de Rondônia, Leudo Buriti chegou à Câmara Municipal, como vereador, consagrando-se como presidente do poder legislativo jiparanaense para tornar-se, mais tarde, deputado estadual. Advogado, Buriti é um dos mais atuantes parlamentares da Assembléia Legislativa mas nem por isso esqueceu de seu sonho: “Ser prefeito de Ji-Paraná!”, exclama com firmeza.

Este é um dos sonhos que deverá levar mais alguns anos para se concretizar (as próximas eleições municipais só acontecerão em 2008), nem por isso a determinação desse jovem político, acostumado a vencer obstáculos, perde sua força. O caminho de Leudo, como homem público, parece que já está traçado, principalmente porque na política ele tem honrado o legado ético da própria família, tornando-se o mais importante político da nova geração jiparanaense.

CONHECEDOR PROFUNDO


Ji-Paraná é uma cidade pujante. É um dos mais importantes pólos universitário de Rondônia, principalmente por sediar o maior complexo da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) na região. O próprio deputado Leudo fala com orgulho do parque industrial de Ji-Paraná e da força de sua agricultura e pecuária.

Como uma pessoa que conhece a fundo a vida real da cidade, Leudo não esconde sua frustração quando “percorremos a periferia e constatamos as grandes diferenças sociais, o dramático que está sempre presente no cenário urbano de nosso estado”.

Ji-Paraná sofreu muito na gestão anterior. O impacto daquela administração na vida das pessoas não foi positivo e a cidade acabou transformada na Capital dos Buracos, confessa o parlamentar. E os problemas não apenas os buracos. O parlamentar afirma que “há também uma grande carência de infra-estrutura em vários segmentos da vida urbana”.

OTIMISMO

Mesmo não sendo do partido do novo prefeito, o deputado Leudo Buriti está confiante de que ele “fará uma administração que possa recuperar os bons momentos que Ji-Paraná já viveu”, até porque “José Bianco tem uma experiência muito grande como administrador público, não só demonstrada em gestões anteriores, como também por sua ação como governador de Rondônia”.

“Acredito que o nosso novo prefeito está sintonizado com o meu pensamento de homem público. Nós, políticos, precisamos devolver para a população aquilo que foi construído com o esforço dela”. E ao se expressar nestes termos Leudo Buriti diz o que pensa sobre o papel principal de quem tem a responsabilidade pelo Executivo: “É preciso que a prefeitura cuide dos ricos, de suas ruas, da classe média, mas é preciso dar preferência para a classe pobre, oprimida e excluída socialmente”.

O deputado acredita que quando um governante, municipal, estadual ou até mesmo do Brasil, cuida de melhorar a vida dos pobres, acaba melhorando também a vida das pessoas da classe média e até dos ricos.

DIFERENÇA

Com a administração de José Bianco como prefeito já dá, na opinião do deputado Leudo, “para notar que as coisas estão ficando diferentes, que a cidade está querendo ficar bem de novo”. Para ele nestes 100 dias da administração, a cidade que estava tomada pela sujeira e pelo matagal, “já está bem limpa, com um aspecto visual muito melhor”.

Ele destaca também o trabalho que a atual administração vem realizando na área da saúde: “todo mundo concorda que a situação do hospital municipal melhorou bastante e deverá melhorar muito mais porque o José Bianco está acompanhando isso de perto”.

Cercado de um “staff” de primeiro time, onde “até o ex-prefeito Carlos Magno, de Ouro Preto, está na composição do secretariado”, José Bianco – vai explicando Buriti – vai recolocar Ji-Paraná na posição de um município de vanguarda. O parlamentar afirmou que “o desemprego tem sido um problema atacado de frente, com a atração de novos empreendimentos, “como é o caso de um grande frigorífico que já está funcionado e emprega mais de 300 pessoas diretamente”.

CARREIRA ENCERRADA

Leudo Buriti acha muito cedo para tratar do assunto sucessão. Mas mesmo assim garante que o prefeito José Bianco “não vai disputar novamente o governo do Estado, como muitas pessoas andam falando”. O parlamentar lembrou que Bianco fez um compromisso com o povo de Ji-Paraná de concluir o mandato de prefeito.

Para o deputado, Bianco sempre afirmou que pretendia encerrar a sua carreira política como prefeito de sua cidade. Para ele com o cumprimento desse mandato, “ele fará juz a digna aposentadoria de quem vem influenciando a político de Rondônia desde a sua emancipação como Estado da Federação”.

Foto: Aldrin Willy


Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: