Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  sex,   15/janeiro/2021     
opinião

Julio Yriarte: Aura de santidade

1/8/2005 02:26:57
Julio Yriarte (*)
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 


 VISITA

Em rápida visita (daquelas chamadas visita de médico) proveniente de Guayaramerin – Bolívia –, esteve em Porto Velho a minha querida irmã CARMEN YRIARTE para submeter-se a um check-up clínico. Obrigado minha irmã pela visita!

Pois é, esta irmã veio buscar atendimento na capital, porque já é bastante conhecido o cenário médico em Porto Velho. Os profissionais e a tecnologia da medicina local, de forma parcial positiva, equiparam-se às de grandes centros brasileiros, fato que engrandece a Capital e orgulha seus cidadãos.

IMPRESSIONISMO

Não sei se impressiona ou assusta (creio que o susto é maior) o panorama político atual, a perplexidade é geral diante do estrondoso e controvertido episódio conjuntural. Vê-se hoje, figuras nacionais sombrias fazendo de tudo para tirar proveito da crise, buscam os holofotes como as formigas o açúcar, só que estas o fazem por desígnios da gentil natureza, aqueles, por malignos e perfis de bruteza.

Senhores de alta estirpe, conhecidos pelas atitudes subterrâneas, a exemplo de ACM, ROBERTO JEFFERSON, MÃO SANTA, entre outros pecadores, agora se aproveitam e festejam uma velada aura da santidade e espírito de austeridade (como?), querem parecer os guardiões da moralidade, confiantes na velha idéia: o povo com o tempo esquece...

O povo não é bobo, embora tripudiado, hoje está mais alerta, mais vigilante, exigente e desconfiado. Dele, sentirão o peso, os efeitos – nestes e outros perversos locais – no exato momento do julgamento popular através das urnas. É só esperar, toda a farsa teatral chegará ao fim, será desmantelada!

Não se defende neste caso os petistas envolvidos, defende-se a verdade! De quem se provar culpa, será defenestrado, com certeza sairá de cena.

Há, entretanto, um cidadão que particularmente defendo, trata-se do Excelentíssimo Presidente da República, senhor LUIS INÁCIO LULA DA SILVA. Será uma tarefa difícil, se não impossível, encontrar um brasileiro que tenha de perto, a força moral, o caráter, a transparência, a projeção e a representatividade do senhor Lula. São muitas suas virtudes, e não lhe coubessem, a oposição irascível e intransigente, o teria mutilado sumária e inapelavelmente. Esta, não é uma meia-verdade, é uma verdade integral!

ANIVERSÁRIO

Falando em autoridade, na passada 6ª feira (22/7) num jantar-surpresa, festejamos no Richard Grill o aniversário do Prefeito da Capital, Senhor ROBERTO SOBRINHO. Amigos, parentes e a cúpula do staff municipal, numa comemoração (e bebemoração) singela, porém animada, lhe entoaram os parabéns e lhe desejaram sorte e coragem para continuar com a árdua luta que a missão governamental lhe impõe. Decerto que o sucesso da sua empreitada, dependerá também da habilidade e convergência do seu Secretariado. Quanto a esta parte, creio que há uma notória tranqüilidade, uma vez que, regra-geral, os secretários, vices e assessores, além da transparência e confiabilidade, estão atuando convictos e premidos por um só ideal: espalhar e regar benefícios, tanto quanto possíveis e permissíveis, em prol da comunidade, reverter o papel paternalista e assistencialista para o estabelecimento de uma atuação não só “na” e “para”, mas fundamentalmente “com” a comunidade, logística que ao final poderá resultar numa mola propulsora que permita impulsionar padrões de assistência “real” e positiva para o cidadão que hoje está à margem de uma vida compreendida como minimamente digna.

É imbuída destes sentimentos que a equipe de governo vem atuando, trazendo à tona os desejos e ideais do Capitão Municipal, que traduzidos em gestos e atitudes formais, tenderão a proporcionar maior paz e felicidade, aos munícipes, além da recuperação dos seus principais valores e convenientemente, da sua auto-estima.

Outra particularidade do secretariado, que ao meu entendimento é favorável, é que todos são amigos próximos, vínculo social que permite maior abrangência e sinceridade no diálogo. Falando em amigos, extraí esta mensagem, não sei de onde, só sei que gostei:

“OS MAUS TÊM CÚMPLICES, OS INTERESSEIROS TÊM SÓCIOS, OS HOMENS DE BEM TÊM BONS E VERDADEIROS AMIGOS”.

Um abraço.

(*) Julio Yriarte é instrumentista, produtor cultural e acadêmico de Direito.


Nenhum comentário sobre esta matéria