Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  dom,   19/janeiro/2020     
artigos

Coluna Em lingas Gerais - Minorias

7/8/2006 00:06:25
GTC
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



MINORIA

As mulheres continuam sendo minoria nas campanhas eleitorais. Dos 19 mil candidatos - a presidente, governador, senador, deputado federal ou deputado estadual - apenas 13,95% são mulheres, segundo levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A maior concentração de candidatos homens foi encontrada na Paraíba (92,29%) e em Goiás (90,96%). No lado oposto, os Estados que registram os maiores contigentes de candidatas mulheres são: Tocantins (19,08%) e Acre (18,99%), além do Distrito Federal (20,29%).
 


 LEXOTAN

Essa história de que a renovação na Assembléia Legislativa com a campanha desse ano será muito superior ao índice das outras legislaturas tem feito muita gente não dormir direito. Sem o mandato, nomes “respeitáveis” sabem que se aproximam mais da cadeia. Haja tranqüilizantes, em fartas doses.

PRECAVENHA-SE


Vai viajar de avião? Então, prepara-se. Quem freqüenta aeroportos sabe: está virando uma coisa normal o atraso de vôos no Brasil. Em qualquer companhia aérea. Vai viajar? Pode acrescentar meia hora, uma ou até duas horas no tempo calculado para chegar ao seu compromisso. Vai esperar a chegada de alguém, arme-se de paciência. Vôos da Gol está chegando aqui em Porto Velho com atrasos memoráveis. Eu senti isso na pele, esperando um parente que vinha de São Paulo.

LADO OCULTO


A maioria dos sites de notícias editados em Rondônia não escondem suas posições anti-Cassol. E tome denúncias e informações sobre todo tipo de ação promovida pelos adversários contra o governador na sua tentativa de se reeleger. Pena que não divulguem, com a mesma agilidade e o mesmo destaque, as impugnações feitas pela coligação partidária do governador contra candidaturas importantes. Alguém, por exemplo, sabe que o milionário candidato ao senado pelo PDT, Acir Gurgacz, foi denunciado na Justiça por suposto desrespeito à legislação eleitoral, quando deixou de afastar-se da direção de pelo menos duas de suas empresas concessionárias de serviço público? Claro que não. Assim como ninguém falou nada sobre a distribuição de brindes (coincidentemente, logo agora no início da campanha eleitoral) pela sua empresa Eucatur. São milhares de bonés e uma montanha de camisetas.

ORIGEM CONHECIDA


Pelo menos numa coisa o candidato do PDT leva vantagem sobre a maioria dos demais que disputam o senado neste ano. Ninguém pergunta nada sobre a origem de sua fortuna. Ela é conhecida da maioria. O mesmo não acontece com alguns concorrentes, cujas fortunas nem Sherlock consegue explicar.

SEM HOMENAGEM

Os vereadores de Porto Velho são pródigos em conceder honrarias – os manjados diplomas de honra ao mérito ou títulos de cidadania – para pessoas praticamente desconhecidas da maioria da população. Pena que nenhum deles lembrou, até agora, de homenagear o Carmênio, dono e fundador da Taba do Cacique, verdadeira instituição da cidade que comemorou no último dia 29 seus 40 anos de existência. A Taba do Cacique bem poderia ser transformada num espaço cultural da cidade mas a insensibilidade de nosso políticos certamente contribuirá para o seu simples desaparecimento. Ainda bem que o grupo Anjos da Madrugada resolveu marcar com sua melhor arte o quadragésimo aniversário daquele lugar.

MOTIVOS


Se a invenção da Taba do Cacique não é motivo suficiente para algum vereador propor uma outorga de título de Cidadão Portovelhense ao Carmênio, certamente a sua militância política (ele chegou a desempenhar as funções de prefeito da capital) nos tempos de chumbo em que viveu o Brasil já seria uma grande justificativa.

PANDEMONIUM


As férias escolares terminaram. Com isso as filas duplas nas portas de escola estão de volta. E como sempre, o policiamento do trânsito não deverá fazer nada. Quem precisar transitar nas ruas onde ficam as escolas da burguesia pode se preparar para praguejar porque reclamar, nem se for para o bispo vai adiantar. É o fim da picada.
DO MESMO JEITO

Apesar do anúncio e do prometido empenho da gloriosa PM rondoniense, pivetões e marmanjos incapazes de pegar no basquete permanecem azucrinando proprietários de veículos que necessitam estacionar no centro da cidade, com a manjada manobra de “olhar carro”. Quem não contribuir com esta vadiagem corre o risco de ter o seu patrimônio danificado, quando não roubado. Enquanto mais droga consumir os tais “flanelinhas” (que aqui não usam flanela nenhuma) maiores são as intimidações feitas à quem não se dispuser pagar a propina.

CABO ELEITORAL


Graças no nível do chão em que se debate o péssimo prefeito de Candeias, Chico Pernambuco, a liderança política do ex-prefeito Lindomar Garçom é visível na demonstração de carinho que recebe dos eleitores daquele município agora que é candidato a deputado federal. Se tivesse vários cabos eleitorais desse jeito, Garçom já poderia encomendar o terno da posse. Depois que deixou a prefeitura, até o Complexo Turístico feito em sua gestão está praticamente destruído. Na cidade é fácil verificar a decepção do povo com o atual prefeito.

COISAS DO BRASIL


O presidente Lula perdoa cerca de US$ 600 milhões de dívidas de Moçambique, Nigéria, Bolívia, Cabo Verde, Nicarágua, Cuba e Gabão. E deixa faltar verba para educação, saúde e segurança públicas.

MOTIVO

Os japoneses comem pouca gordura e têm menos ataques cardíacos do que britânicos e americanos. Os franceses comem gordura e têm menos ataques cardíacos do que britânicos e americanos. Os italianos tomam muito vinho tinto e também têm menos ataques cardíacos do que britânicos e americanos. Coma e beba o que quiser. O que mata é falar inglês.

IDADE


Mudarei de idade no dia 10 e só reunirei a patota no dia 12, naquele mesmo Le Petit. Quem tem QI e fidelidade de amigo, como o Mário Moraes (ele mandou mensagem pelo Orkut), pode e deve comparecer. Mas, please, confirme antes.


Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: