Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  qui,   9/julho/2020     
política

Pré-candidatos começam a definir suas campanhas

20/6/2008 17:44:01
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



Definidos até agora estão os nomes do deputado Lindomar Garçom, do professor da Unir, Adilson Siqueira, o do próprio prefeito Roberto Sobrinho. Os demais pré-candidatos estão na dependência de formação de alianças. 


 Faltando poucos dias para começar a fase de convenções dos partidos que vão disputar as eleições em Porto Velho, os pré-candidatos à prefeitura já começam a se movimentar, através de reuniões fechadas para definir suas campanhas, que começarão tão logo sejam feitos os registros das candidaturas na Justiça Eleitoral, ou seja, no próximo dia seis.

Ontem, no inicio da noite, pré-candidatos a vereadores de vários partidos que marcharão ao lado do deputado Lindomar Garçom participaram de reunião no Rondon Pálace, assinando ficha de autorização da inclusão de seus nomes na lista de candidatos a serem submetidos à aprovação dos convencionais. Este foi o caso, por exemplo, de filiados ao PT do B e do próprio Partido Verde, ao qual Lindomar é filiado.

Mesmo não sendo ainda uma agenda de candidato, até porque a Legislação Eleitoral não permite a campanha antecipada, os pré-candidatos correm contra o tempo, usando as informações obtidas nas reuniões que realizam para formatar os seus respectivos programas de governo e também para definir as estratégias a serem usadas na busca pelo voto do eleitor.

Este é o caso de Adilson Siqueira, do PSOL, que manteve ontem uma longa reunião com nomes que comporão seu staff e estarão debruçados, na próxima semana, na análise dos relatórios do Tribunal de Contas do Estado sobre a administração do petista Roberto Sobrinho, procurando os “pontos dessa (des) administração que deverão ser destaque nas abordagens do candidato do PSOL”, que fará forte oposição aos objetivos de reeleição do prefeito, disse uma fonte.

SAINDO CEDO

O pré-candidato do PCdoB, o ex-vereador David Chiquilito Erse, tem mantido uma rotina que começa muito cedo, a ponto de dificultar os encontros com a imprensa em sua casa na parte da manhã, como ocorria antigamente.

Ele está em plena articulação. Aliás, no mesmo ritmo que os pré-candidatos se movimentam, acontecem as articulações que vão definindo o quadro a ser apresentado logo após as convenções. É claro que há mais especulação do que informação sobre o assunto.

No caso de David, só para citar um, foi publicado em site rondoniense de informações na internet, atribuindo responsabilidade ao professor Pantera, um dirigente dos comunistas, que o PR teria aderido ao pré-candidato David.

É difícil acreditar nesse acordo. Como se sabe, o PR é controlado pelo senador Expedito Júnior que, por vários motivos relevantes, não deixará de estar ao lado de Lindomar Garçom. Afinal, a mulher do senador é a primeira suplente do deputado Lindomar.

Na verdade ontem, à tarde, se falava abertamente de uma aliança entre o PCdoB, de David, e o PV de Lindomar. Também ontem mais uma fonte do PSB garantia que o deputado Mauro Nazif já estava falando como pré-candidato à prefeitura, depois de ter “fechado” entendimento com uma das grandes siglas. Havia um certo sigilo, mas tudo indica que essa grande sigla pode ser o PSDB ou o DEM. Mauro já está em Porto Velho trabalhando internamente no prepara do partido para mais uma eleição.

Mas também no dia ontem corriam fortes rumores de que o PSDB terá candidato próprio. As especulações eram em torno de Casara, atual presidente do partido, e do nome do deputado estadual Maurinho, reconhecido defensor dessa tese.

PROGRAMA

A necessidade de formatar um programa de governo e de definir pontos a serem tratados na campanha movimenta, principalmente, os partidos que não deverão ter dificuldades para aprovar os nomes para a prefeitura, como o PV, com o deputado federal Lindomar Garçom, o PSOL, com o nome do professor Adilson Siqueira e o próprio PT, como atual prefeito Roberto Sobrinho.

No caso do PCdoB, a definição do programa a ser defendido junto ao eleitorado de Porto Velho vem de um trabalho que começou logo que o partido confirmou, como pré-candidato, o nome de David Chiquilito Erse.

De lá pra cá, segundo fonte do partido, David tem usado quase todo seu tempo para fazer reuniões em bairros e distritos, tirando informações importantes que serão utilizadas no período da campanha.

No caso de Adilson Siqueira, segundo fonte do PSOL, ele vem trabalhando da mesma forma, reunindo-se com representações de classe de Porto Velho, ouvindo sugestões que podem ser aplicadas na administração pública e para compor o programa de governo que apresentará durante a campanha.


Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: