Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  seg,   6/abril/2020     
reportagem

Junho será chuvoso no estado

9/6/2009 21:54:38
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



Segundo o Sipam a estação seca vai chegar atrasada nesse ano. 


 

Ao contrário do esperado para o período, as chuvas ainda têm caído sobre Rondônia nesse mês de junho, atrasando a chegada da estação seca. Segundo informações do boletim climático divulgado essa semana pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), isso ocorre devido à Zona de Convergência Inter-Tropical (ZCIT), que continua sobre o litoral do Brasil. O fenômeno se mantem ativo sobre a costa brasileira devido às águas anomalamente mais quentes sobre o Oceano Atlântico Tropical (mar que banha todo o litoral do Nordeste e Norte do Brasil). Com o mar mais quente, mais vapor é liberado, fortalecendo assim o sistema e causando mais chuvas, mesmo em locais tão distantes da costa como Rondônia.

Por isso, a previsão é que o clima só volte à normalidade a partir da segunda quinzena de junho, deixando as chuvas mais escassas. Assim, o verão amazônico seco e com temperaturas elevadas durante o dia e amenas durante a noite, típico dessa época, deve chegar a partir de julho, permanecendo então dentro dos padrões climatológicos.

Quanto à temperatura, a previsão é que para o próximo trimestre (de junho a agosto), os termômetros fiquem um pouco abaixo da média no oeste e sudoeste de Rondônia. Isso porque devido às condições do relevo, o Vale do Guaporé e o Cone Sul do estado são mais afetados pelos eventos de friagem, que devem acontecer nesse ano até meados de setembro.




Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: