Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  qua,   22/setembro/2021     
política

Audiência sobre Coleta Seletiva do Lixo reúne representantes dos 52 municípios

12/8/2009 07:03:11
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



Representantes dos 52 municípios marcaram presença para conhecer o projeto de autoria do deputado estadual Tiziu Jidalias, líder do Governo na Assembléia, e apresentar sugestões na composição das diretrizes do projeto que vai obrigar empresas e órgãos públicos a fazerem a separação do lixo de forma adequada.  


 

Rondônia se mobiliza para debater o projeto da ‘Coleta Seletiva do Lixo’ na Assembléia Legislativa em Porto Velho. Representantes dos 52 municípios marcaram presença para conhecer o projeto de autoria do deputado estadual Tiziu Jidalias, líder do Governo na Assembléia, e apresentar sugestões na composição das diretrizes do projeto que vai obrigar empresas e órgãos públicos a fazerem a separação do lixo de forma adequada.

Artesãos que trabalham com materiais recicláveis decoraram o plenário da Assembléia a rigor. Por todos os cantos eram expostos artesanatos, como bolsas, chaveiros, vãos de plantas, tapetes, toalhas de mesa, quadros, cestos de lixo, entre outros. Na oportunidade o deputado Tiziu apresentou um modelo de cesto de lixo que poderá ser adotado em todo o Estado. A audiência pública foi presidida pelo deputado Jesualdo Pires, 1º secretário da Casa. O diretor do Detran, Joarez Jardim, representou o governador Ivo Cassol.

Para não tomar o tempo dos palestrantes, Tiziu fez rápido discurso na abertura do evento. Disse que a audiência pública foi apenas mais um passo do projeto e que as ações voltadas em torno desse objetivo não vão parar. “Demos hoje um passo de extrema importância, que foi conscientizar os setores ligados ao meio ambiente e comparecerem. Por outro lado tivemos a presença dos catadores de lixo que puderam expor suas dificuldades e que elas serão analisadas com carinho”, completou o deputado, acrescentando que o próximo passo será conscientizar a população em geral a respeito do tema.

Num dos pontos que mais chamou a atenção do público, alunos da escola Marcelo Cândia em Porto Velho, apresentaram uma palestra sobre educação ambiental e arrancaram aplausos. A coordenação foi do professor Audimar Lima dos Reis.

A pedagoga e pesquisadora ambiental foi uma das palestrantes. Ela discorreu sobre o panorama mundial da coleta seletiva. Na sua visão, a partir deste projeto Rondônia irá repensar suas questões ambientais. Ela mostrou dados estatísticos que colocam o Brasil longe de uma conscientização ambiental, comparado como países europeus. Na Suécia, por exemplo, 81% das pessoas praticam a reciclagem. Os alemães fazem a separação do lixo em suas residências. “Nosso comportamento mostra que o Brasil perde bilhões ao não aproveitar produtos recicláveis”, afirmou.

A funcionária pública e artesã Maria de Nazaré Rodrigues Felix disse que soube do evento e logo procurou seu espaço para expor seus produtos. “Aqui tem gente de todo Estado. Quero mostrar o que eu consigo produzir e vender para ajudar no sustento da minha família”, contou Maria de Nazaré, dizendo que ficou contente com o projeto do deputado. Ela disse que é funcionária pública junto com o marido, e que na sua casa são sete pessoas, das quais sete estão envolvidas com o artesanato de produtos recicláveis.

A professora aposentada Maria Isabel também enalteceu a iniciativa do deputado Tiziu. Ela trabalha vasos de flores, garrafas pets, latas, cano PVC e outros produtos. “Eu mesmo junto na rua o que eu acho importante para fazer artesanato e ganhar algum dinheiro”, completou.   


FONTE: Assessoria/Gabinete 




Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: