Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  sex,   13/dezembro/2019     
cidades

Cidade dá início a programa para resgatar as cantigas de roda

7/10/2009 21:35:00
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



A iniciativa de resgatar a importância cultural das cantigas de roda, que cada vez mais se perdem no tempo, é da rede escolar de Jaru, cidade do região central de Rondônia. 


 

O projeto envolve alunos do 1.º ao 5.º Ano do Ensino Fundamental da escola Plácido de Castro, em Jaru. Segundo informações fornecidas pela escola, o projeto intitulado “Cantigas de Roda” envolveu 20 turmas dos horários matutino e vespertino. O evento aconteceu na terça-feira (06) e contou com a presença do cantor/educador Dorivaldo “Baião” de Souza, que veio da cidade de Ouro Preto D’Oeste especialmente para participar do evento e demonstrar aos alunos a importância das músicas infantis para a formação da criança no que se refere ao processo ensino-aprendizagem.

A autora do projeto “Cantigas de Roda”, Nazinha Bispo de Souza disse que um dos objetivos das atividades apresentadas no palco da escola foi resgatar a importância das respectivas canções dentro do contexto escolar e a significância delas dentro do universo infantil. “Acredito que todas as nossas expectativas foram superadas em virtude do empenho de todos os envolvidos no projeto: alunos, servidores e educadores que atuaram de forma direta com os estudantes que participaram das apresentações”, destacou.

Durante o evento, os alunos demonstraram criatividade ao apresentar as histórias e canções predominantemente da faixa etária a qual pertencem. Narrativas como “Chapeuzinho Vermelho”, “Terezinha de Jesus” e outras conhecidas do público fizeram parte do cardápio de atrações preparadas exclusivamente para o momento. O projeto desenvolvido no período diurno na Escola Plácido de Castro faz parte das comemorações alusivas ao Dia da Criança. 

A Direção da escola, por meio da vice-diretora, Rosana Ferdinandi Giacomini afirmou que o projeto apresentado foi considerado um dos melhores dos últimos tempos em virtude da qualidade dos trabalhos e do empenho de toda a equipe envolvida. Segundo Rosana, a realização de projetos tal qual o que foi concretizado nessa terça-feira (06) é de grande valia para o aprendizado da classe discente bem como para a valorização das canções que pertencem ao respectivo universo.




Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: