Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  dom,   8/dezembro/2019     
política

Câmara festeja 40 anos homenageando pioneiros da Casa

27/5/2010 18:23:30
Por Assessoria
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 



Clique para ampliar
Foi encerrada às 14 hs do dia 26, quarta-feira, com a inauguração da placa comemorativa, no hall de entrada, a Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho comemorativa dos seus 40 anos de existência . O ato foi prestigiado por dezenas de ex-vereadores e familiares de parlamentares falecidos, que receberam a Comenda do Mérito Legislativo, numa homenagem da atual legislatura aos que construíram o Poder Legislativo da Capital de Rondônia.

A iniciativa foi do vereador Jean Oliveira que, aos 20 anos, é o mais jovem legislador da história da Câmara. Ele lembrou o dever pátrio e cívico de festejar os 40 anos de legislatura prestigiando e reconhecendo o trabalho dos pioneiros “pelo relevante papel desempenhado no legislativo municipal e na luta para recuperar, fortalecer e preservar a democracia”. E lembrou que “esta Câmara é mão de todas as câmaras de Rondônia que daqui receberam orientações tanto administrativas quanto legislativas”.’

Muitos oradores se revezaram na tribuna com pronunciamentos emocionados. O professor e ex-vereador Francisco Teixeira registrou “que essa sessão entrará para a história de Porto Velho. Essas homenagens, em vida, é um exemplo da importância desse evento”.Epifânia Barbosa, líder do prefeito, declarando-se uma estudiosa que ingressou na educação municipal durante o governo do prefeito José Guedes, enfatizou que “aqui aprendo a mais importante lição e recebe a maior aula de sua vida”.

O ex-presidente da Câmara José Viana, relembrou que era vereador de Colorado a Porto Velho, já que, no seu tempo toda essa extensão era o município da Capital. A vereadora Ellis Regina relembrou o prefeito Chiquilito Erse declarando que “ele deixou em cada servidor um amigo” e emocionou-se contagiando a todos. Inclusive o filho do ex-prefeito, Davi Chiquilito, que estava presente.



CELEBRIDADES

O presidente José Hermínio Coelho dirigiu a sessão dividindo a mesa diretora com o ex-prefeito e ex-vereador José Guedes, a ex-vereadora e ex-vice-governadora Odaisa Fernandes, ex-presidentes José Viana dos Santos, Francisco Teixeira e José Marinho, ex-vereador e Chefe da Casa Civil do Estado Guilherme Erse além da vereadoa Ellis Regina, secretária da mesa. Ao final, após 1 minuto de silêncio em favor dos membros da Casa já falecidos, houve a entrega da Comenda do Mérito Legislativo a todos os vereadores presentes. O Cerimonial preparou 115 diplomas.

A Câmara Municipal de Porto Velho foi criada através do Decreto Lei n. 411 de 08 de janeiro de 1969 e instalada no dia 01 de janeiro de 1970 em sessão solene no Salão Nobre da Escola Normal Carmela Dutra pelo juiz Francisco César Soares Montenegro. Inicialmente funcionou numa sala da Prefeitura no Palácio 31 de Março. Mudou-se depois para o prédio da prefeitura velha, na “Ladeira da Prefeitura”, na verdade, Rua José Bonifácio. Anísio Gorayeb, da Arena, foi seu primeiro presidente. A Casa já teve 28 presidentes e 425 vereadores.



Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: