Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  qui,   14/dezembro/2017     
reportagem

Audálio Dantas completa 80 anos e reedita antologia de reportagens

24/10/2012 04:35:46
Por Aldrin Willy
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



Expoente do período das “grandes reportagens”, Audálio já esteve em Porto Velho, há nove anos, onde deu palestra. 



Clique para ampliar
Se é que existe alguma unanimidade no Brasil, Audálio Dantas é uma delas. Ao completar, no último 8 de julho, seus 80 anos, embora sua aparência sugira idade bem inferior, o Repórter está em plena forma. A celebração de seu aniversário também serviu para o lançamento de seu mais recente livro, “Tempo de Reportagem”.

Audálio integra o que se pode chamar de panteão do jornalismo brasileiro, talvez mundial. Com várias décadas de atuação nos principais veículos de imprensa do país, o repórter nascido na pequena Tanque d’Arca, interior alagoano, galgou merecido lugar junto ao suprassumo do que se tem de melhor em matéria de jornalismo literário. Época das chamadas grandes reportagens, nesse jornalismo o repórter vai além do simples informar: penetra nas questões mais profundas, ocultas sob o manto da superficialidade. Dessa arte, Audálio é, certamente, o grande mestre. Por isso, nada mais natural que, ao completar mais esse ciclo de vida, a celebração se dê com a reedição de uma antologia com as mais representativas reportagens de Audálio Dantas.

O livro, com outro nome nesta reedição, veio de outro: “Circo do desespero”, uma edição do final dos anos 70, que trazia algumas das melhores reportagens da longa e profícua carreira do mestre Audálio. Pode parecer pretensão, mas talvez a primeira vez que se cogitou reeditar o livro de antologias foi em Porto Velho, quando Audálio autografou a edição antiga do “Circo” que Taborda ainda guarda com cuidado.



Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: