Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  qui,   14/dezembro/2017     
artigos

Edgar não influi no sonho pois o prefeito Hildon não é fake

22/05/2017 09:39:40
Gessi Taborda
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 



Clique para ampliar

FILOSOFANDO

Lavar as mãos em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele.PAULO FREIRE (1921/1997), filósofo e educador brasileiro. É também o Patrono da Educação Brasileira.

 

FANFARRONICE

Vivemos num país onde a fanfarronice se transformou numa praxe de praticamente todos os governantes. Do autoelogio idiota do governo rondoniense na propaganda sobre a compra de novas ambulâncias (enquanto o atendimento na rede pública de saúde é uma calamidade) até o martelar de gente do governo federal garantindo que o desemprego está no fim. Os 14 milhões e 200 mil desempregados, continuam praticamente no mesmo. Vá lá, caíram 0,3 por cento, imaginem a comemoração que fariam se a criação de empregos fosse um pouquinho maior. Por favor, informem á coletividade: onde está havendo investimento.

 

GINÁSIO

É exatamente o que ocorre em relação a Rondônia. Tá cheio de gente trombeteando o fim da reforma – eu disse re-for-ma – do Ginásio Cláudio Coutinho como um grande feito do governo de Confúcio Moura. Pura fanfarronice. Aliás, se essa é a grande obra do estéril governo rondoniense não resta outra coisa a admitir: pobre Rondônia... E a pergunta continua: onde está havendo investimento desse governo filosófico? E ai, ainda surgem políticos governistas contando fábulas como a duplicação da BR 364.

 

DESESPERADORA

Essa deve ser a situação de Edgar do Boi, politicamente falando. Entrou na relação dos nomes “cartas fora do baralho” para as próximas disputas eleitorais. Edgar sonhava fazer uma carreira, a partir da prefeitura. Ao entrar na lista de políticos comprados com o dinheiro sujo da JBS não tem mais nenhuma chance. Seu afastamento da prefeitura é apenas simbólico. É que na prefeitura Edgar não tinha nenhum cargo. E para perder o cargo de vice-prefeito depende de decisão judicial. Continuará recebendo o gordo salário determinado por lei ao detentor do cargo de vice.

 

ERRO DE ASSESSORIA

Mais uma clara demonstração de que Hildon Chaves precisa fazer um sintonia fina em seu secretariado, principalmente naqueles cargos com mais potencial para refletir erros ou acertos no plano político de sua gestão. Quem poderia ter levado o prefeito a realizar no sábado uma coletiva de imprensa para tratar do envolvimento do vice-prefeito Edgar com o recebimento de propina da JBS?

 

NEM URGENTE OU IMPORTANTE

Ora, esse era um assunto totalmente dispensável ao prefeito, primeiro pelo fato de que o vice não pertence a seu partido, segundo pelo dia (sábado) e pelo adiantado da hora (19h25), quando nenhuma publicação importante teria condição de repercutir a manifestação do prefeito no domingo imediato. Não era assunto importante, principalmente após o vice Edgar ter difundido, nas redes sociais, sua decisão de afastar-se do cargo.

 

GOVERNABILIDADE

Em seu primeiro mandato eletivo, o prefeito Hildon Chaves vai mostrando jogo de cintura nos meandros políticos, mantendo a governabilidade no segmento dos vereadores, mesmo enquadrando despesas dentro da realidade da arrecadação. E assim Hildon vem discretamente promovendo uma “reforma” com a demissão de centenas de servidores, para resolver questões de fundo financeiro.

 

O SONHO CONTINUA

As ações são muitas, algumas obras estão em andamento e serviços pontuais acontecem por toda a cidade. E dentro dessas ações pontuais grandes ideias são formatadas, como o Entreposto de Frutas de Porto Velho. Algo pequeno, muito distante da grande promessa de campanha, como o Ceasa.

E mesmo assim o sonho de que Hildon Chaves será o marco divisor na gestão do município tem motivos para permanecer.

 

NÃO SERÁ FAKE

O sonho com o novo prefeito não acabou. O prefeito tucano continua com vigor e alegria. Certamente não será afetado pelo tropeço do vice na sua relação incestuosa com o pessoal da Friboi. A coluna não acredita que Hildon Chaves vá se transformar – com alguns antecessores – num fake, num prefeito pequeno, macambuzio e acanhado. Com o novo prefeito ainda há muito que sonhar.

 

RAZÕES

A coluna continua sem compreender as razões pelas quais o ex-presidente da Assembleia, Carlão de Oliveira, continuar solto, enquanto vários deputados, ex-colegas e membros de sua quadrilha, já estão no xilindró. Carlão, como descobriu as investigações da polícia e do próprio MP, comandou todo o esquema de corrupção e roubo dos recursos da Assembleia Legislativa, organizou e liderou ponto por ponto as ações da sua Orcrim não deveria estar solto, mesmo tendo filhos deputado e vereador, respectivamente.

 

DECEPCIONANTE

É decepcionante ter de acreditar que nenhuma autoridade conheça o menor rastro do paradeiro de Carlão. Quem rouba milhões do dinheiro público tem de ser considerado um bandido monstruoso, que não pode ficar solto por ai e ainda influenciando na vida pública do estado.

 

SEM CLIMA

Não tem clima para aprovar reforma nenhuma, acho que tudo vai por terra. Acho que tem que começar por zero novamente”, teria dito o jovem deputado Expedito Netto, único representante da bancada rondoniense que não votou a favor de Temer.

 

MAIS POLÍTICOS

A delação da JBS deve atingir mais políticos rondonienses, além de Edgar do Boi e seu contador. Na verdade, Edgar é o chamado café pequeno. O pânico é imenso. A podridão vai chegar a instituições do estado já combalidas em escândalos recentes. Político hoje sem mandato aparece nos comentário como beneficiário de mais 3 milhões para custear campanha.

 

SEM FRISSON

Surge um novo nome interessado na disputa do governo em 2018. Trata-se do ex-prefeito José Guedes. Isso modifica o cenário? Não, nesse momento o grande cenário de uma disputa como essa é completamente desconhecido. José Guedes perdeu o bonde da história e foi colocado no limbo fraturado por derrotas memoráveis.



Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: