Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  sáb,   21/outubro/2017     
artigos

Ainda há parlamentares conscientes, pelo menos em Brasília

22/06/2017 09:39:44
Gessi Taborda
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 



Clique para ampliar

FILOSOFANDO

A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.KHALIL GIBRAN (1883/1931), foi um ensaísta, filósofo, prosador, poeta, pintor e conferencista de origem libanesa. Terminou seus 48 anos de vida na cidade de Nova Iorque, de cirrose e tuberculose.

 

MARCA DE ADELINO

Adelino Follador tem consolidado seu prestígio como representante do parlamento rondoniense como alguém que “trata de assuntos sérios” e não perde tempo com proposições que em nada influenciam a vida dos cidadãos de Rondônia.

Certamente terá sua marca a batalha para corrigir – como o próprio explicou – um erro cometido pelos próprios parlamentares na aprovação de um projeto de lei de iniciativa do governo que aumentou as taxas cartorárias no estado na ordem de 22,5%.

O objetivo de “consertar o erro”, segundo explicou Adelino Follador, é de reduzir as taxas. Do jeito que está, os cartórios rondonienses transformaram-se em meros “recolhedores de impostos” na avaliação do parlamentar.

 

CACIFADO

Exatamente por assumir posições de verdadeiro defensor dos interesses da população, Adelino Follador está mais do que cacifado para disputar no próximo ano (com grande chance de vencer) o cargo de deputado federal. Ele age como quem abomina a prática de “político caricato”, muito comum nos limites de Rondônia.

 

BLINDAGEM?

A Câmara dos Deputados analisa proposta que proíbe a exposição de fotos ou imagens dos titulares do Poder Executivo em imóveis utilizados pela administração pública direta ou indireta. O Projeto de Lei 5501/16 é de autoria do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC). Pela matéria, quem infringir a medida será punido com multa de R$ 1 mil ao mês. As informações são da Agência Câmara.

 

PROMOÇÃO

A justificativa do Projeto de Lei é a seguinte: A exposição de fotos ou imagens de governantes depõe contra o interesse público, pois representa, na verdade, muito mais a promoção da pessoa do mandatário, com forte carga ideológica, do que uma demonstração de espírito cívico.

 

INDICATIVO

A rejeição da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais no Senado é um importante indicativo, porque mostra que ainda há parlamentares conscientes em Brasília. Os estrategistas do governo achavam que venceriam de 11 a 8, com folga de três votos. Mas os senadores Hélio José (PMDB-DF), Otto Alencar (PSD-BA) e Eduardo Amorim (PSDB- SE) desobedeceram às lideranças de seus partidos e viraram o placar para 10 a 9.

 

CONVERSA MOLE

O governo tenta consagrar a tese de que a atual crise econômica é causada por equívocos existentes nas legislações da Previdência Social e da CLT, que estariam entravando o desenvolvimento. Ora, o déficit da Previdência e o desemprego estão sendo provocados pela crise econômica. E o mais grave problema do país é a subida progressiva da dívida pública, mas este assunto não é discutido e a mídia se cala. A opinião pública também se omite, porque no momento as pessoas estão mais interessadas em sobreviver.

 

QUEM É PIOR

O leitor já parou para se fazer esse questionamento? República Federativa da Odebrecht? Ou da JBS? Que pensar desse congraçamento de ladrões, inimigos do povo, empresários e políticos associados para roubar o país?  No conluio sinistro entre corruptores (os empresários) e corruptos (os políticos), quais os piores?

Comparando os dois comparsas, há que reconhecer que o empresário que corrompe está procurando o interesse próprio (indevidamente, é óbvio), ou seja, ao menos está na linha da essência do seu ofício. Ao passo que o político que se corrompe está traindo o interesse público, cuja defesa é sua função específica.

 

É O POLÍTICO

Acresce que o homem público, diferentemente do homem privado, tem de dar exemplo, tem de ser modelo, paradigmático. Ele não é só o representante da sociedade inteira, é também o homem encarregado do bem comum. Como consta dos discursos que faz... Não é sempre exatamente esta a retórica de suas campanhas? Lembre-se o que Collor dizia, contra os marajás, ou Sérgio Cabral, defendendo a moralidade da coisa pública e a absoluta transparência, que lhe permitia, assegurava, olhar nos olhos dos eleitores...

Por isso, não é possível que empresários terminem na cadeia e os políticos acabem impunes, leves e trêfegos por aí. Os políticos são os piores.

 

LANÇAMENTO

Prefeitura de Porto Velho pretende dar apoio máximo ao crescimento do comércio na capital rondoniense. Para isso vai lançar amanhã, às 9 horas, na Semdestur o projeto “Domingão da Oferta”, numa parceria firmada com a Fecomércio e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a ser desenvolvido nas áreas principais do comércio da cidade. O objetivo é aquecer o comércio para que esse gere mais emprego.

 

NÃO DESISTIU

O vice-prefeito da capital rondoniense, Edgar (do Boi) Tonial não arquivou, segundo fontes, sua disposição de disputar no próximo ano uma das cadeiras da Câmara dos Deputados. Na verdade Edgard não sofreu ainda (fora a denúncia) nenhuma ação no âmbito da Justiça Eleitoral. Mantém seu cargo de vice-prefeito e – como se afirma – já despacha normalmente em seu gabinete, como um “coringa” do prefeito Hildon Chaves. Também continua como dirigente máximo do PSDC no estado.



Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: