Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  sex,   15/dezembro/2017     
artigos

Previdência: a reforma pode esperar a substituição de Temer

02/07/2017 03:30:28
Gessi Taborda
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 



Clique para ampliar

FILOSOFANDO

Usar de vingança com o mais forte é loucura, com o igual é perigo, e com o inferior é vileza. PIETRO METASTÁSIO (1698/1782), foi poeta e escritor nascido em Roma, tendo escrito vários libretos e serenatas. Foi  advogado em Nápoles.

 

FÉRIAS

Caros leitores, ainda não é adeus. Vou abandoná-los por todo esse mês de julho, curtindo as minhas férias. O adeus, que ainda não está decidido, pode até acontecer, mas não agora. Ainda temos batalhas a ser enfrentadas. Certamente com a aposentadoria (que pretendo conseguir esse ano) certamente terei mudanças de vida. Não, não estou tão cansado assim. Mas não nego: vivo um sentimento novo e em função dele espero poder redesenhar a minha vida. Então, no momento, ficamos combinados assim: voltaremos a nos encontrar nessas mal traçadas em agosto que, por sinal, é mês de meu aniversário.

 

OBSERVAÇÃO

Bem lembrada a observação registrada pelo Maurício Pavan, jornalista da velha guarda de São Paulo, no seu grupo “Política, Políticos e Politiqueiros” do Facebook no dia de ontem: O maior desastre desta tragédia brasileira é ver que a policia ou a justiça consegue interceptar conversas de presidentes, enquanto os bandidos comandam as quadrilhas, via celulares, das prisões. Dá pra entender ???  PS: Dá não, caro Maurício!

 

RADICALISMO

São tempos de muitas contradições e radicalismos inexplicáveis. Ontem andei ouvindo gente espinafrando o prefeito da capital pelo simples fato de que ele será substituído no cargo (em suas curtas férias) por Edgar (do Boi) Tonial, quem vem a ser o vice-prefeito eleito no ano passado. Um mero exemplo de radicalismo babaca e nada mais.

 

SUBSTITUTO LEGAL

Ora, Edgar foi (até agora) apenas relacionado nas denúncias da distribuição de propinas por parte do esquema das hidrelétricas. Não há contra ele nenhum procedimento judicial, nem mesmo um inquérito. Ele é – enquanto for o vice-prefeito eleito – o substituto constitucional (e legal) nos impedimentos do prefeito. Edgar tem todo o direito de exercer o cargo de prefeito em substituição a Hildon Chaves.

 

NEM MUXOXO

Engraçado é que nenhuma das pessoas (políticos e formadores de opinião pública) que se rebelaram contra o Edgar (falando até em cassação do mandato pela Câmara Municipal) disseram qualquer coisa, nem um simples muxoxo, com a decisão de um ministro do supremo livrando Aécio Neves das denúncias de recebimento da propina e ainda garantindo seu retorno ao mandato de Senador.

 

PREVIDÊNCIA

A reforma do sistema previdenciário brasileiro é uma necessidade que nove em dez cidadãos com alguma consciência concordam. E cada vez mais os que ainda estão em dúvida se convencem de que mudanças devem ocorrer para garantir o pagamento de benefícios. Mas essa consciência popular não quer dizer que o governo precisa fazer as mudanças a qualquer custo e de maneira rápida. É um assunto muito delicado para isso.

 

SERVIDOR PÚBLICO

Além de mexer com o futuro do trabalhador comum, as mudanças também tendem a ocorrer para os servidores públicos. Por isso, não é de se estranhar que somente o indício de reforma provoque uma corrida às secretarias de Administração do Pessoal e Planejamento para o pedido de aposentadoria para quem já tem o tempo para tal. É o efeito das notícias de catástrofe de estados como Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, onde servidores não têm mais segurança de receber seus vencimentos.

 

GESTÕES

O aumento dos gastos com aposentadorias é só mais um motivo para a reforma da Previdência não acontecer sob esse governo. O impacto nas contas seria gigantesco, comprometendo investimentos. Gestões podem também alcançar o limite de gasto de pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal, engessando ainda mais as administrações.

 

PODE ESPERAR

Já que o impacto nos cofres públicos é tardio, melhor é deixar a discussão dos projetos para reforma apenas para o ano que vem, aproveitando a campanha eleitoral para ver quais são as propostas de cada candidato. Se a Previdência não quebrou até agora, não serão mais alguns meses de espera que vão mudar demais a situação. 

 

DEDETIZAÇÃO

Ontem, último dia de Junho, a Assembleia Legislativa estava estranhamente vazia. Havia vagas fáceis no seu estacionamento externo. Embora o dia tenha sido marcado por manifestações e paralisações em todo o Brasil (aqui os bancários optaram pela greve), a movimentação no parlamente indicava um dia atípico. Acontece que esta programada uma ação de dedetização (não confundir com desratização) na sede do parlamento. Possivelmente o clima será ameno também nos próximos dias em virtude do recesso de meio de ano.

 

EVITANDO ATAQUES

A última onda de ataques cibernéticos registrados, dos quais nem o segmento da saúde escapou (como foi o caso do Hospital do Câncer de Barretos) está influenciando chefes das instituições públicas de Rondônia a adotar emergencialmente, decisões de contratar empresas especializadas em evitar e combater ataques de hackers aos bancos de dados existentes. Segundo uma fonte bem informada um estudo nesse sentido já está praticamente finalizado no âmbito de Executivo que, sempre de acordo com a fonte, poderá contratar dispensando a licitação.

 

SANTO ANTÔNIO

A Cemig informou ao mercado que recebeu proposta da empresa chinesa State Power Investment Overseas Co., Ltd of China – (“SPIC Overseas”), para a compra das participações da Cemig Geração e Transmissão S.A. e da SAAG Investimentos S.A. na Madeira Energia S.A. – MESA (Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia).

 

EXPLICAÇÃO

A explicação a seguir é da própria Cemig: “Esta proposta é resultante de diversas rodadas de negociações entre as partes e será analisada e deliberada pela Governança da Companhia. Este Fato Relevante se insere no compromisso da Companhia de manter o mercado atualizado sobre a evolução de seus desinvestimentos, conforme divulgados em 1º de junho do corrente”.




Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: