Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  ter,   21/novembro/2017     
artigos

A melhor hora para milionários entrar na política com chances de vencer

17/10/2017 10:25:57
Gessi Taborda
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 



Clique para ampliar

FILOSOFANDO

Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.ARISTÓTELES (384 a.C/ 322 a.C), foi um filósofo grego, discípulo de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Escreveu sobre física, metafísica, música, retórica, zoologia, biologia, ética, governo e influenciou toda a filosofia ocidental, islâmica e judaica.

 

PALESTRAS

Agora, devidamente aposentado, o colunista tem todo o tempo necessário para dar palestras. Se você tem interesse em ouvir o pensamento, a orientação e a transmissão dos conhecimentos adquiridos ao longo de mais de 40 no exercício do jornalismo (com destaque para a cobertura e análise política) dessa escriba pode me contratar para o seu evento. Vou cobrar cachê infinitamente menor do que o do Lula. Interessados ligar para o celular (69) 99981-2846 ou contatar pelo e-mail epigrafado acima.

 

LACÔNICA

A coluna está sendo fechada antes da decisão do Senado sobre o afastamento de Aécio Neves. E é quase certo que ele volta. Contudo, mesmo voltando, o futuro de Aécio como político acabou. E de forma lacônica para quem é da mesma família de Tancredo Neves. O caso de Aécio tem votação marcada para amanhã, terça feira dia 17.

 

DISSERAM-ME

Que o PTC (??) terá candidato a governador rondoniense em 2018. Vão apostar num nome novo que está mantido em sigilo. Essa é também, como disse recentemente uma fonte, a vontade do DEM rondoniense. Se for real, está completamente fora de questão a suposta candidatura de Marcos Rogério, que se contentará em renovar o mandato federal ou entrar na disputa pelo senado onde a disputa será por duas cadeiras.

 

CRISE FORTE

Pelo menos em Porto Velho o Dia das Crianças não foi nada surpreendente em matéria de vendas no comércio. O pouco impacto admitido por fonte do setor é uma clara demonstração de que a crise não está para brincadeira, ainda.

 

TRAGÉDIA

Dos 750.000 km2 que já foram destruídos na floresta amazônica, 60% são ocupados por pastos. Isso equivale ao território da Espanha.

 

MACABRA

É uma previsão aterrorizante. No Brasil, a cada mil adolescentes de 12 anos, 3,65 serão assassinados antes mesmo de completarem os 19 anos. Se o país não mudar para melhor nem para pior, 43 mil adolescentes serão mortos entre 2015 e 2021. É o maior IHA (Índice de Homicídios na Adolescência) desde o início da série histórica.

 

QUE PENA

... que esse lamentável PMDB que está ai com caciques encalacrados nas denúncias de práticas nefandas de corrupção, a partir das investigações da Lava Jato e que aceitou nas suas fileiras gente oriunda do segmento mais atrasado da política rondoniense não tem nada a ver com o MDB do tempos áureos de Jerônimo Santana e, isso mesmo, Ulysses Guimarães.

 

EPIDEMIA

A perigosa situação é admitida pela própria prefeitura de Porto Velho ao anunciar a participação da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 21, das atividades do Dia Nacional de Combate à Sífilis. De acordo como informe da prefeitura da capital rondoniense, a sífilis tornou-se caso de saúde pública e em epidemia com os casos passando de 69 gestantes e 39 congênitos, em 2012, para 187 e 118, respectivamente, até 2016, em Porto Velho.

 

MAIS UMA

Sem a existência de um freio para  conter gastos desnecessários de dinheiro público pela Assembleia Legislativa rondoniense vai acontecer nos próximos dias outra “Sessão Itinerante”. É quanto parlamentares procuram fazer uma campanha mais efetiva em busca de votos devidamente maquiada com a ideia de que efetivamente estão trabalhando. Nada do que farão nessa nova “Itinerante” (ideia surgida no malufismo paulista) poderia deixar de ser feito nas sessões ordinárias na sede o parlamento em Porto Velho. Alguém do controle externo bem que poderia fazer uma auditagem dos custos dessa sinecura.

 

MILIONÁRIOS

Já é uma tradição rondoniense deixar para os últimos momentos a definição de quem entra, de verdade, na disputa eleitoral. Então tudo ainda pode acontecer. A eleição de 2018 é apontada como ideal para a entrada de milionários no jogo, com chances reais de vitória. E ontem um importante empresário do setor automobilístico contava para a coluna opinava sobre o surgimento de algum miliardário. O desgaste dos políticos profissionais (e tradicionais) abre caminho para gente de fora, principalmente diante da janela do autofinanciamento da campanha.

 

BOM NEGÓCIO

Criminalistas preveem aumentar muito o faturamento de suas bancas de advocacia. A forte expansão dessa área do direito acontece também em Rondônia. Tudo em consequência do combate à corrupção e ao crime organizado que não para de agir. Há um empecilho nessa maré favorável para os advogados: não é muito fácil receber os honorários quando o Judiciário decide pela apreensão do dinheiro dos clientes.

 

DICA

A feitiçaria de inflar expectativas para beneficiar candidaturas de A ou B, é uma artimanha muito perigosa. O problema é que os cenários podem desmoronar; assim como o pretenso candidato pode não emplacar. Aí, quem comprou ilusões sentará no meio fio da Rua da Amargura, para chorar as pitangas perdidas. Quem se julga o mago nos limites do legislativo é melhor se cuidar. Um passarinho andou contando no final de semana que uma nova “operação está sendo preparada” e vai dar o que falar.



Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: