Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  ter,   21/novembro/2017     
artigos

Simples assim: Expedito pode ganhar no primeiro turno

19/10/2017 10:25:23
Gessi Taborda
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 



Clique para ampliar

FILOSOFANDO

Não me entenda. Eu não sou como um mundo comum. Eu tenho a minha loucura, eu vivo em outra dimensão e não tenho tempo para as coisas que não têm alma.CHARLES BUKOWSKI (1920/1994), escritor, poeta, romancista, colunista e carteiro teuto-estadunidense. Na juventude teve sérios problemas com o alcoolismo.

 

PALESTRAS

Finalmente aposentado e longe de redações de jornais impressos, o colunista está pronto a aceitar convites para palestras e consultorias a políticos em qualquer lugar da região. Informações sobre cachê e outros detalhes pelo e-mail acima ou pelo cel. (69) 999812846.

 

DE MANAUS

A região poderá ter um nome na relação dos presidenciáveis para o próximo ano. A notícia vem de Manaus (AM), através do prefeito Arthur Virgílio, do PSDB. Ele deixou claro seu desejo de disputar a indicação de seu partido. Suas chances são mínimas dentro de cenário onde despontam nomes com a expressão de Geraldo Alckmin e João Dória.

 

NEGOCIAÇÃO

O assunto ainda não ganhou destaque (e talvez nem ganhe) na mídia mais importante de Rondônia, mas é frequente nos bastidores, especialmente do legislativo. E segundo esse tititi a presidência da Assembleia rondoniense pretende substituir o Banco do Brasil por uma cooperativa de crédito no serviço de pagamento da folha daquele poder.

Há muito nhem-nhem-nhem sobre valores miliardários em torno da negociação. Isso parece eco dos interesses mais prementes em melhorar caixa de campanha para a disputa de 2018. Ninguém sabe se órgãos do controle externo estão de olho nesse arranjo que, até onde se sabe, poderá ser feito sem se ouvir a ideia dos principais interessados: os milhares de servidores que estão na folha de pagamentos.

 

POSITIVA

Nesse país de tantas maracutaias e de enorme cipoal burocrático, pelo menos uma notícia positiva: A partir de agora multas de trânsito e demais débitos relativos ao veículo poderão ter pagamento por meio de cartões de débito ou crédito, à vista ou parcelas mensais. A decisão vale para todo o Sistema Nacional de Trânsito.

 

BANCADA

Pois é, como se previa, dois senadores rondonienses votaram pela permanência de Aécio Neves no Senado. Os dois são personagens encalacrados nas investigações do STF (Raupp é investigado por suposto recebimento de propina). Pelo menos um (Ivo Cassol) é até condenado à prisão e, mesmo assim, parece distante da cadeia, a ponta de ser considerado como provável candidato ao governo. Só o pedetista Acir Gurgacz votou a favor da decisão da Primeira Turma do STF, que afastou o tucano Aécio.

 

VAGAS NO IPERON

Durante esta semana, pelo menos 130 concursos públicos vão estar com inscrições abertas em todo o país. Em nível nacional, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos abriu certame que oferece 88 oportunidades de trabalho. A remuneração chega a R$ 4.903. As vagas são para nível médio e superior e as inscrições vão até o dia 15 de novembro deste ano. E na região Norte, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – IPERON está com inscrições abertas até o dia 5 de novembro para 19 vagas de níveis técnico e superior. Os salários podem chegar a R$ 4.475.

 

BOLSONARO

Quase dá para garantir que o deputado Jair Bolsonaro tem vaga garantida no segundo turno na disputa pela presidência em 2018. É fácil chegar a essa constatação: A criminalização da política em função dos escândalos reforça essa tendência. Não é atoa que Jair Bolsonaro está sempre (na atualidade) em segundo lugar nas pesquisas pré-eleitorais realizadas por todos os institutos de pesquisa. Todavia ainda há muita água a passar nesse rio da opinião pública política.

 

DUAS DÉCADAS

Tem gente comemorando a finalização das obras de um dos elevados do complexo rodoviário do Trevo do Roque, na cidade de Porto Velho. São aqueles que devem ter relevado que a tal obra está sendo finalizada após praticamente duas décadas. E como tantas vezes a coluna registrou, não passa de elevado, ou seja, nada a ver com viadutos.

 

CUSTO FINAL

Além da extraordinária demora ninguém verdadeiramente sabe seu custo final e nem sabe se há disposição em investigar que promoveu as costumeiras maracutaias e quem lucrou com isso... A obra dos viadutos (quáquáquáquá) serviu para reforçar o cardápio de muitos políticos que disputaram as ultimas campanhas nessa desamada cidade de Porto Velho.

 

SIMPLES ASSIM

No cenário de hoje e com esses concorrentes, se Expedito Júnior decidir logo a disputar o governo estaria com ampla chance de obter a vitória no primeiro turno. Essa situação pode mudar se persistir por mais tempo a indecisão.

 

COMO SABER

Vivemos num país onde sempre foi muito fácil maquiar um balanço. Ontem uma fonte abalizada no mundo da economia deixou escapar que o governo rondoniense está aprofundando ao máximo o rombo no orçamento de 2018, enquanto acelera a liberação de pequenas verbas ou a entrega “obrinhas” no interior. O negócio é pulverizar “a entrega” ao máximo como estratégia eleitoral já que o governo não optou em nenhum momento pelo ajuste fiscal. Como tudo se fecha em copas, é difícil saber o tamanho do estrago.



Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: